Negócio Social
De uma forma muito simplificada, negócio social pode ser definido como um modelo de negócio empresarial economicamente rentável, cuja atividade principal gera impacto social e ambiental positivo (como meta, e não como conseqüência). Ou seja, a empresa tem como meta ser econômica e financeiramente sustentável, mas seu objetivo principal é contribuir para a extinção da pobreza e de outros problemas que ameaçam a sociedade, tais como: falta de acesso à alimentação, água, educação, saúde, tecnologia, direitos humanos, etc.
As empresas que atuam como negócio social não têm como objetivo final vender produtos e serviços para maximizar o lucro e a distribuição de dividendos a seus sócios, mas sim uma política de gestão de reinvestir resultados na expansão das atividades fins.
Ainda, o negócio social não é baseado na doação de recursos (no negócio social o investidor busca no longo prazo retorno do investimento principal, com pouco ou nenhum rendimento) e não deve ser confundido com o segundo setor (empresas privadas com fins lucrativos que são responsáveis e sustentáveis) ou com o terceiro setor (organizações sem fins lucrativos, as ONGs).
Dois dos melhores exemplos de sucesso de negócio social no mundo hoje são o Grameen Bank e a joint venture formada pelo Grupo Danone e pelo Grameen Bank, também em Bangladesh, a Grameen Danone Foods.
A Grameen Danone Foods é um negócio rentável de produção de iogurte enriquecido com proteínas, vitaminas e outros micro nutrientes, cuja finalidade é combater ou reduzir a desnutrição das crianças da zona rural de Bangladesh. O processo de produção envolve utilização de energia solar e biogás e o iogurte é servido em embalagens biodegradáveis. A primeira fábrica entrou em produção em 2006 (o plano é que existam mais 50 unidades de produção em 10 anos) e o empreendimento é gerido na base do no loss, no dividend (ou seja, geração de lucro, mas sem distribuição de dividendos).
Microcrédito e o Grameen Bank
A expressão microcrédito foi criada pelo Professor Yunus quando da criação do Grameen Bank em Bangladesh, no final da década de setenta (o primeiro banco de microcrédito do mundo).
Para o Professor Yunus, microcrédito é o financiamento dirigido “às populações pobres ou muito pobres, caracterizadas pela absoluta falta de acesso a crédito”, para auxiliar na geração de renda do cliente (e não para consumo). Assim, Yunus acredita que o microcrédito é uma política de combate à pobreza, e não uma simples política de financiamento.
Yunus começou a emprestar empréstimos de pequenos valores a pobres produtores rurais em Bangladesh, em 1976, que não tinham qualquer acesso a crédito formal perante os bancos tradicionais. O sucesso da operação em termos de recebimento dos empréstimos concedidos - o Grameen Bank recebe de volta mais de 98% dos empréstimos que concede, e da melhora da condição de vida dos beneficiados, levou à expansão das operações.
Desde sua fundação, o Grameen Bank mantém-se em atividade como uma empresa privada lucrativa, tendo obtido lucros em todos os anos de sua operação, exceto no ano de sua fundação e em 1991 e 1992. Vou mandar as estatísticas atualizadas do projeto quando eu estiver em Dhaka.
Links com muitas informações sobre o Yunus, negócio social e microcrédito:
Ok,tava lendo na ordem inversa. Já saquei o propósito. Não acredito que não estamos juntas, na nossa super dupla ;-)
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