domingo, 31 de outubro de 2010

Gerador de Energia

Hoje tivemos muitos blackouts durante o dia. Na verdade, estamos tendo esses blackouts desde o dia que cheguei, mas eu ainda não tinha percebido que no hotel temos gerador privado. Aliás, ao prestar atenção nos outdors da cidade no caminho para o banco, percebi que gerador de energia é o produto do momento aqui em Bangladesh (lenços de papel também).

Além das quedas de energia que acontecem aleatoriamente durante o dia, o governo baixou uma lei de racionamento que obriga todos a desligarem a energia durante uma hora por dia.  No caso do Grameen e do hotel, tem gerador.

O incrível dessa situação é a normalidade dela: durante os blackouts de hoje, ficamos no escuro por uns 15 segundos cada vez: ninguém parou de falar, ninguém achou estranho, business as usual. As pessoas vivem com o colapso da energia como um fato consumado da vida. 

Outra notícia intrigante que acompanhei no jornal hoje:

A partir de 1º de novembro de 2010, os pedestres são obrigados, por lei, a atravessar a rua na faixa listrada (de pedestres) ou por meio das passarelas elevadas. O governo está providenciando a pintura das ruas, para que a lei seja implementada e obedecida. (?!!!)

Até hoje (31 de outubro de 2010), a prática de atravessar ruas, avenidas e estradas à pé, em qualquer ponto, com um simples "pezinho" na frente do corpo, para pedir passagem, era estritamente regular.

Adorei.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário