quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cidade Fantasma

Depois de 10 milhões de pessoas se matarem para pegar o trem para casa, as saídas de Dhaka pararem por 3 dias consecutivos, rebeliões, greves, confusão, a cidade finalmente esvaziou. Dá até medo sair na rua. O intérprete falou que eu não deveria ir. Cá estou eu novamente, trabalhando do hotel.

A matança começou hoje cedo, e deve durar 3 dias. Os canais de televisão só falam no Eid e mostram imagens do mundo islâmico curtindo o primeiro dia de sacrifício. No jornal li que outros países estão se organizando para se certificar que toda a carne dos animais abatidos vai ser distribuída ou vendida, para evitar desperdício. Tem até site na internet vendendo kilo de carne de vaca e camelo sacrificada de acordo com os procedimentos do islã, com entrega garantida e tudo. Viva a modernidade!

Falei para o Yonus que realmente não gostei do carnaval, e ele me respondeu: "Você está sendo hipócrita. Todos os dias os homens matam bichos para comer. Hoje não é diferente de nenhum outro dia. A grande diferença é que hoje estamos fazendo isso dentro de um ritual e as pessoas estão assistindo. Mas acredite, eles continuarão morrendo depois do Eid, de formas bem mais cruéis que essa".

Ele tem um ponto. Mas depois de ver o ritual de degola pela televisão (sim, eles passam isso o dia todo), resolvi que não vou assistir ao vivo.

Imagens da cidade fantasma ...


Na rua do hotel. Esse moço ao lado está na esperança de conseguir um
passageiro no seu CNG. Esse carrinhos são movidos à gás e têm
grade em volta deles, pois existiam muitos furtos no trânsito. Os CNGs
foram enjaulados e acabaram os assaltos. Depois dos rickshaws, são
os veículos mais populares em Bangla
Um rickshaw retardatário passeia pela cidade
Meus amigos anti-bomba, na frente do hotel. Além deles, deve ter uns 20 hóspedes
no hotel (contando comigo). Até o cachorro anti-bombas foi liberado!

Para todos lembrarem como é Dhaka em dias normais ...


Outra ...


Um comentário: