terça-feira, 30 de novembro de 2010

A história de Shajahan e Mumtaz Mahal

Taj Mahal às 6:55 da manhã



Era uma vez um imperador muçulmano, perdidamente apaixonado pela sua quarta esposa, que queria construir um monumento inteiro em mármore para homenageá-la depois de sua morte. Shajahan tinha uma fortuna equivalente a USD 1 bilhão nos dias de hoje, tempo e paciência. Resultado: o Taj Mahal.

Shajahan ficou casado com Mumtaz por 17 anos, e teve com ela 14 filhos, dos quais 7 sobreviveram. No 14º parto, Mumtaz faleceu ... 

Depois da  morte da esposa mais bonita e preferida, Shajahan resolveu construir o Taj Mahal. Fez uma licitação com arquitetos do mundo todo e por fim escolheu: 2 indianos muçulmanos e um italiano. O monumento demorou 22 anos para terminar (perto de 1630) e consumiu mais de 50% da fortuna de Shajahan. Para vocês terem uma idéia, todos os demais monumentos desse mesmo imperador na Índia consumiram apenas 5% de sua fortuna. 

Todo o Taj Mahal é de mármore (o melhor que existe, não poroso e translúcido), com desenhos e versos de amor formados por pedras preciosas e semi-preciosas, que são encrustadas à mão no mármore. Um trabalho incrível, de mais de 70 metros de altura. Quem nunca viu, precisa vir aqui. Quem achou que não vale a pena vir para a Índia para ver, permita-me dar uma sugestão: vale sim. E não é só o monumento em si, tudo em torno da construção do Taj é muito bacana. A história do casal, a cultura da época, a religião muçulmana que se misturava bem com a hindu, a arte de encrustrar as pedras no mármore. Muçulmanos  ricos e apaixonados por suas esposas no século XVII eram incríveis ... E é isso mesmo, o monumento símbolo da Índia não é um templo hindu, mas sim um muçulmano. Irônico, não?

Quando o Taj Mahal ficou pronto, Shahajan resolveu construir um monumento igual para ele, em Onix preto. O filho mais velho, achando que o pai estava ficando insano, destronou o pai, colocou ele na prisão, e assumiu o comando da região. Afinal de contas, o pai apaixonado ia quebrar o país para terminar a loucura de amor ... Depois de 8 anos ele morreu e foi enterrado ao lado de Mumtaz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário