sábado, 13 de novembro de 2010

The Daily Star

Por conta da greve geral que começou hoje às 6 da manhã, não terei como contar histórias do meu dia e das ruas de Dhaka hoje. Principais notícias do jornal local na edição de 14 de novembro de 2010:

I AM EVICTED

A ex-primeira ministra do país, Khaleda Zia, foi despejada de sua residência nessa manhã, pelo exército! Entendi, depois de ler a reportagem, e assistir um pouco de televisão ontem de noite, que a greve que o país está vivendo hoje está diretamente vinculada com essa ação do governo. Parece que a então primeira ministra, Khaleda, quando estava no governo, "ganhou" uma casa enorme do estado e "recebeu" bolsas de estudos para seu dois filhos, que hoje vivem em Bangkok e Londres. A história deve ser muito conhecida por aqui, pois os jornais não dão detalhes ... eles apenas fazem referência ao assunto do despejo da ex-primeira ministra como se todos soubessem do que estão falando ... De qualquer forma, o governo entende que a casa em que a ex-primeira ministra reside atualmente foi ocupada de forma ilegal e, portanto, ela deve sair de lá. Também entendi que há uma ação judicial em curso na Suprema Corte de Bangladesh, por meio da qual Khaleda está tentando derrubar a decisão do governo atual de despejá-la de sua casa. Metade dos juristas do país entendem que o exército deveria aguardar a decisão final da Suprema Corte para tirar Khaleda de sua casa, a outra metade concorda com a ação do governo. Mas perai ... estamos falando do exército de Bangladesh aqui ... alguém, realmente, vai ter coragem de falar qualquer coisa? Aparentemente todos os afiliados ao partido da oposição, BNP, sim. Estão todos nas ruas, bem nervosos, queimando carros e roubando lojas ... e levando uma surra da polícia local. Detalhe: na primeira página do jornal tem uma foto enorme da Khaleda, chorando ao ser retirada da casa pelo exército ...

SUU KYI FREED

Todo mundo aí deve estar acompanhando a libertação da última Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi ...

ONLY 25PC DIABETICS HAVE ACCES TO TREATMENT

A Bangladesh Diabetic Society (BADAS) concluiu que apenas 1/4 da população de Bangladesh tem acesso a remédios ou  informações sobre a doença.

72,000 CITY BUILDINGS AT QUAKE RISK

Parece que se tivermos um terremoto de escala 7 ou mais, ao menos 72 mil prédios sumirão da cidade de Dhaka. Também aprendi no jornal de hoje que Dhaka seria a cidade mais arrasada no país em caso de terremoto. Será que o prédio do hotel está dentro dessa lista? O governo está preocupado com essa realidade e iniciou uma série de treinamentos e investimentos em infra-estrutura, para tentar melhorar os padrões de construção na cidade. Difícil de imaginar o tempo que isso vai levar. Não sei se vai dar tempo de fazer tudo o que precisa na cidade até o próximo terremoto ... mas de novo, talvez o novo terremoto nem chegue nesse século... aqui em Bangladesh é como em San Francisco. Todos sabem que o país vai  viver o inferno algum dia, mas não se sabe quando.

HERONS IN DANGER: POACHERS IN NORTHERN DISTRICTS CATCHING A LARGE NUMBER OF SUCH BIRDS FOR CUSTOMERS IN DHAKA

Parece que a população das vilas de Bangladesh está exterminando um pássaro silvestre tradicional do país, cuja caça é ilegal. Segundo o jornal, os maiores consumidores do produto são os hotéis em Dhaka, inclusive o que eu estou hospedada neste momento. O preço de 4 pássaros é 1.200 takas e, segundo o jornal, o mercado negro acontece, ironicamente, na "Sheraton Hotel intersection, Elephant Road and Moghbazar".

BEGGARS' CENSUS ON THE CARDS

O governo está conduzindo um censo no país para entender quantos mendigos vivem aqui. A idéia é criar programas de reabilitação para eles. Melhor tarde do que nunca.  

STALKING AND ITS IMPUNITY MUST END

Essa não é a primeira matéria que eu leio sobre "perseguição" de garotas aqui em Bangla. Parece que é um costume bandido local "perseguir" meninas solteiras, a partir de 14 anos, just for fun. As meninas entram em depressão, ficam irritadas, ansiosas, com medo, humilhadas, param de estudar, param de comer, e acreditem, algumas cometem suicídio. Sempre tem notícia no jornal de garotas que se mataram por conta de "stalking". 

A lei local diz que "stalking refers to wilfully committed (a) unwanted conducts such as following, watching, teasing, and sexual innuendo; (b) obsessive attention such as physical presence, sending gifts, and loitering nearby; (c) unwelcomed advances such as stopping, confronting, approaching relationshsips and sexual harassment; (d) intrusive behaviours such as surveillance, spying, phoning, emailing, text messaging, and giving offensive materials; and (e) cyber/internet bulling.

Os cretinos agem individualmente, ou em grupos (gang stalking). A cultura local coloca essas meninas em uma situação tão frágil, e sem proteção ou ação, que muitas delas casam-se cedo para evitar sofrer perseguição. Foi o intérprete quem disse.

Outras auto-explicativas:

OVER 45,000 BABIES DIE A YEAR FOR PREMATURE BIRTH

NOBEL PEACE PRIZE WINNERS URGE NUCLEAR WEAPON BAN

PRESIDENT OBAMA CHARMS INDIA

Não tem só notícia séria no jornal. Tem uma seção toda de literatura e arte, um caderno de esportes, dando destaque aos jogos asiáticos que começaram ontem, e colunas variadas de jornalistas discutindo assuntos mais amenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário